A Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, por meio da Diretoria Educacional, realizou no dia 17/10/22 formação “Introdução à Comunicação Não Violenta” na EE Dona Francisca Tamm Bias Fortes, ministrada pela Analista Educacional Rebeca Frederico Fonseca, bacharel em Direito e estudiosa e praticante da Comunicação Não Violenta (CNV) há quase 8 anos.

O trabalho justifica-se pela necessidade de aprendizado de resolução dialogada de conflitos, eixo do Programa de Convivência Democrática da Secretaria de Estado de Educação.

A formação teve por objetivo apresentar o conceito de CNV, bem como o que não é a CNV; apresentar um pouco da biografia e história do autor e sistematizador da CNV, Marshall Rosenberg; diferenciar Paradigma de Dominação, simbolizado pelo chacal, do Paradigma de Parceria, simbolizado pela girafa; apresentar o primeiro componente da CNV, a diferença entre observação e julgamentos; e, por fim, realizar exercício para diferenciação desta primeira atitude.

A equipe gestora e equipe docente interagiram durante a formação perguntando sobre como auxiliar na resolução de conflitos por meio da CNV, ficaram curiosos sobre outras atitudes da CNV, tais como sentimentos e necessidades. Interessaram-se também por exercícios práticos que a CNV propõe para o autoconhecimento e empatia.

A SRE de Poços de Caldas agradece à escola pela oportunidade de compartilhar o aprendizado em Comunicação Não Violenta. Algumas professoras compartilharam suas experiências sobre como utilizam a CNV com os estudantes. Um momento de troca de aprendizados e de conexão.